sábado, 5 de março de 2011

Daniela Mercury dá bolo nos foliões do Galo da Madrugada

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Daniela_Mercury

Um bolo para os pernambucanos que foram prestigiar o Galo da Madrugada. Essa foi a atitude da cantora Daniela Mercury ao cancelar sua participação no maior bloco carnavalesco do mundo, segundo o Guinness Book.

Segundo o presidente do Bloco, Rômulo Menezes, a cantora desistiu de se apresentar no Galo às 04:30h [através de e-mail enviado pela assessoria da artista baiana], mesmo já tendo ela recebido o cachê de valor não revelado e ter à disposição um jatinho para o seu deslocamento.

E-mail enviado pela assessoria de Daniela Mercury - clique para ampliar

Pode-se perguntar [e perguntar não ofende}: Daniela Mercury foi irresponsável e pouco profissional?  Deu disenteria nela? Resolveu esnobar o evento?

Não tenho como responder a essas perguntas, mas posso dizer que as desculpas não convencem. Dizer que "Sempre foi um sonho participar dessa manifestação popular maravilhosa que é o Galo da Madrugada" e pedir "desculpas ao povo pernambucano e aos amigos do Galo da Madrugada por não poder estar [aqui] para celebrar, com todos, desse [sic]  grande evento da cultura pernambucana" parece pouco ou nada. 

As desculpas soam como um "pró-forma" a título de uma satisfação desinteressada, sobretudo porque ainda existe, no e-mail enviado, um trecho em que ela informa: “Por circunstâncias imprevistas no carnaval não houve tempo hábil para cumprir o compromisso de participar do Galo da Madrugada no Recife e estrear no carnaval de Salvador”.

Quer dizer: ainda que o contato entre os representantes do Galo e a cantora deva ter ocorrido há um tempo razoável, os compromissos com o carnaval baiano falaram mais alto e a agenda apertada impediu a vinda da estrela do axé music.   

Agora, só uma perguntinha aos responsáveis pelo Galo: por que essa necessidade de tentar incrementar uma manifestação genuína com atrações "estelares" que nada têm a ver com o carnaval pernambucano? 

Imaginem uma multidão ensandecida se revoltando com a ausência de Daniela Mercury? Aparato policial algum seguraria a massa irada e uma carnificina poderia ocorrer. Ainda bem que o povo daqui e os milhares de turistas não estão nem aí para essas coisas sem importância e dão conta da animação e da alegria! "Que se dane Daniela Mercury!" devem bravejar os animados foliões.

O bom é frevar e pular ao som de  Capiba, Nelson Ferreira, Luiz Bandeira e Alceu Valença até quarta-feira de cinzas... "Oh quarta-feira, ingrata / chega tão depressa / só pra contrariar..."

Imagem: http://www.uol.com.br/

Portanto, fica a lição.

Por DiAfonso com informações do JC Online e Diário de Pernambuco.

4 comentários:

Paulo Rocha disse...

rsrsrss
Nem por muito dinheiro vale a pena sair da energia mais que positiva da BAHIA para ir a pernambuco…
Próximo ano vocês chamem SARAJANE ( aquela do abre a rodinha), talvez ela possa ir…

Profdiafonso disse...

Caro Paulo Rocha, boa tarde.

Sua deselegância é só um detalhe, maior é a sua falta de educação e respeito às tradições culturais de um povo.

Maior, também, é a sua pouca capacidade reflexiva para compreender uma manifestação cultural como o carnaval, quer na Bahia, quer em Pernambuco [Recife, Olinda, Bezerros], só para citar alguns polos carnavalescos.

Eu, no seu caso, ficaria envergonhado por ser baiano e ver uma artista dessa bela terra dar o vexame que deu no Galo da Madrugada. Se Alceu Valença fizesse [o que fez Daniela Mercury] com o carnaval baiano, eu ficaria extremamente envergonhado e pediria desculpas ao povo baiano pela atitude pouco decente.

Gostaria, para finalizar, de dizer que, em momento algum, houve críticas ao carnaval baiano que é um dos mais animados e energizados [como vc colocou]. Tenho o maior prazer em prestigiar o Olodum, o Chiclete com Banana, ouvir o som eletrizante de Dodô e Osmar e aplaudir o carnaval baiano que tem suas peculiaridades, assim como o de Olinda em PE.

Ademais, a sua sugestão, em tom jocoso, de convidar Sarajane ["aquela do abre a rodinha", como vc disse] para participar do Galo da Madrugada no próximo ano parece atentar contra o próprio carnaval baiano que vc elegeu, nas entrelinhas, como melhor do que os outros. Por acaso, Sarajane não é uma das estrelas do axé music [esse gingado que é, genuinamente baiano e que não encontra ecos a não ser na Bahia]? O axé music Nasceu, ganhou o Brasil e definhou, mas nem por isso o carnaval da Bahia deixa de ser sensacional.

Grande abraço e bom carnaval aí na Bahia... Eu vou ficar curtindo o carnaval pernambucano com o orgulho.

Da próxima vez, não tente depreciar as manifestações culturais de quem quer que seja, pois isso cheira a racismo cultural... Isso não é nada civilizado.

Fabi Cabral disse...

Não estamos aqui pra falar qual o melhor ou pior carnaval, e sim sobre a falta de profissionalismo da Daniela, que por sinal foi realmente de deixar qualquer baiano envergonhado...
Ah! Paulo Rocha, espero que você possa vir um dia conhecer o carnaval de Pernambuco e conferir de perto o quanto é maravilhoso, tenha certeza que vai ser super bem recebido pelos pernambucanos...não quero dizer com isso que é melhor que Salvador, até pq carnaval é alegria e não competição.

Profdiafonso disse...

Olá, Fabi Cabral! Bom dia!

Obrigado pelo comentário. É realmente esta a reflexão que se faz do episódio envolvendo Daniela Mercury e o Galo da Madrugada. Carnaval é, como vc disse, alegria e não competição.

Grande abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...