O ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva participou neste domingo (13) do fórum de discussões promovido pela emissora de TV Al Jazeera, no Qatar.
Lula falou sobre seus oito anos de governo no Brasil, e como o exemplo brasileiro poderia influenciar outros países - especialmente os do mundo árabe.
- Me orgulho de ter sido o primeiro operário eleito presidente no Brasil, e de passar o poder para a primeira mulher. Se o Brasil conseguiu vencer o preconceito duas vezes na hora de escolher seus líderes, os outros países também conseguem.
Ex Presidente Lula durante encontro com o chanceler turco Ahmet Davutoglu no Qatar. |
O fórum, que tratou de questões sobre o Oriente Médio, colocou no centro das atenções as tensões na região e os conflitos ocorridos na Líbia e no Egito.
- É mais fácil entender o Oriente Médio quando entendemos que esses países precisam de mais democracia, mais igualdade e mais liberdade.
Segundo o ex-presidente, as economias desses países ficarão mais fortes, e não mais fracas, com essas mudanças. Lula também criticou a falta de "vontade política" de alguns governantes.
O evento reuniu analistas políticos, representantes de governos e jornalistas. |
Conforme a programação divulgada pela emissora, Lula falou antes do ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu. Também participam do fórum analistas políticos, jornalistas especializados em Oriente Médio e representantes de outros governos da região.
Essa foi a terceira viagem internacional de Lula como ex-presidente. Em fevereiro, ele foi ao Senegal, para participar do Fórum Social Mundial, e também à Guiné, onde participou da cerimônia de início das obras de uma ferrovia da Vale.
Ele receberá, no final deste mês, em Portugal, o título de doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra, uma das mais tradicionais da Europa. A presidenta Dilma Rousseff já confirmou presença na solenidade.
Outra viagem que deverá ser feita por Lula é para a Espanha. A Câmara de Cádiz anunciou o ex-presidente como o ganhador do 111 Prêmio Liberdade Cortes de Cádiz, por seu trabalho contra a desigualdade social.
O nome de Lula também foi confirmado ontem para o I Prêmio da Fundação Gorbachev, criada pela família do ex-premiê soviético Mikhail Gorbachev, dado a pessoas que promovem mudanças no mundo. A premiação será dia 30, em Londres.
A partir do minuto 00:20:30 do vídeo, assista ao discurso do Presidente Lula no Fórum da TV Al Jazeera:
Nenhum comentário:
Postar um comentário