sexta-feira, 24 de junho de 2011

Cala a boca, deputado Wolney Queiroz! [Minhas desculpas aos campina-grandenses e ao povo paraibano]

Por DiAfonso

Quando determinadas atitudes idiotas irrompem publicamente, o resultado quase sempre é catastrófico, sobretudo, para quem não compactua com tais ou quais atitudes idiotas. Ao "autor intelectual" da idiotice resta, quase sempre, a sensação do ego inflado e o gozo de ter a melancia na cabeça exposta. Raramente se nota, nos idiotas da hora, a percepção de que seu gesto não foi bem recebido pelo "público leitor" [aqui, a expressão é usada no sentido amplo de quem lê ou vê]. Desculpas por tais ações são ínfimas, beirando um dígito percentual.

O resultado de pontuais idiotices parece ser mais sério quando o idiota é um homem público, representante do povo que o elegeu. A sabedoria que este homem público deveria ter não o autoriza a abrir a boca para falar asneiras e disseminar a intolerância e o desrespeito ao que não é do seu umbigo, ainda que seja para cortejar seus eleitores e sedimentar um bairrismo fora de propósito.

O nobre [?] deputado federal Wolney Queiroz [PDT-PE] assumiu o risco de ser tachado de intolerante e bairrista ao insultar, via twitter [aqui], um dos fenomenais polos juninos do Nordeste: o de Campina Grande - PB. Com essa atitude idiota e irresponsável [estava ele precisando expor a melancia em sua cabeça?], o deputado pernambucano atingiu o brio dos campina-grandenses e deixou entrever sua miópica opção paroquial, manifestando desprezo pelo fazer cultural de outros povos em outras regiões.

Embora a manifestação cultural em questão seja idêntica [o São João], o gesto do deputado se revestiu de um caráter político desprezível, pois o argumento para elevar Caruaru - PE ao maior São João do Mundo se baseou na visita da presidenta Dilma Rousseff à cidade pernambucana [Será que sua excelência - o deputado Wolney Queiroz - pensa que movimentos culturais se medem pela presença de ilustres nas cercanias em que tais movimentos ocorrem?].

Tirando o aspecto econômico [o turismo é importante para qualquer cidade ou estado, mas não pode suplantar a avaliação eminentemente cultural], parece-me imbecilizante a pública e notória rivalidade entre Campina Grande e Caruaru no quesito "maior" e "melhor" São João do Mundo. Imbecilizante porque o turista faz suas incursões em ambientes que o satisfaçam e tanto Campina Grande quanto Caruaru apresentam atrativos para o fluxo de turistas neste período junino. Eu, por exemplo, já estive em Campina Grande e fui diversas vezes a Caruaru e tenho em conta que a animação não é "maior" ou "melhor" em ambos os polos. Ela se equipara.

Assim, penso, cá comigo, que esta busca por unanimidade não contribui para solidificar essa manifestação genuinamente nordestina, mas cria uma dissensão gratuita e desproposital... Ainda mais veiculada da maneira como foi por um deputado federal que deveria dar explicações sobre o vergonhoso aumento de salário que ele votou para si e para seus pares na Câmara dos Deputados [aqui].

A mim pouco importa se o portal oficial do São João de Campina Grande informe ser lá o maior São João do Mundo. Como pernambucano, sinto-me constrangido pela idiotice do deputado da bancada federal pernambucana e pelo insulto, por ele proferido, aos campina-grandenses e aos paraibanos de um modo geral. Aqui, minhas sinceras desculpas em nome dos que lutam arduamente pelo respeito às diversas manifestações culturais, ocorram elas onde ocorrerem.


Viva o São João de Campina Grande - PB!!! 


Viva o São João de Caruaru - PE!!!


Viva o São João de Caruaru - PE!!!


Viva o São João de Campina Grande - PB!!!


Viva o São João do Nordeste!!!


Viva o São João do BRASIL!!!

6 comentários:

zcarlos disse...

Viva o São João do Brasil!!!

Profdiafonso disse...

Arregistrado, cumpadi! Falha nossa, devidamente, corrigida.

Abs!

lula eurico disse...

O nobre parlamentar, ou para-lamentar, perdeu a oportunidade de ficar calado.rsrsrs

Viva a cultura do Brasil!
Viva o povo brasileiro!

Profdiafonso disse...

Cumpadi Lula,

Desses daí é para lamentar, mesmo! rsrs

Abs!

PAX ET BENE!

Júnior Miranda disse...

Olá cumpadi DiAfonso,

Estava participando dos festejos juninos na minha região do brejo paraibano e por isso não foi possível comentar antes.

Agradeço pela solidariedade ao povo paraibano, e em especial aos campina-grandenses ou campinenses.

O festejo junino do Nordeste já calou a boca desse deputado.

Abs!

Profdiafonso disse...

Estamos na área, cumpadi Júnior Miranda!

Só estou no aguardo que o nobre [?] deputado abra a boca para se justificar quanto ao aumento imoral de seu próprio salário na Câmara dos Deputados. Será que ele vai abrir a boca? rsrs

Abs, cumpadi!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...