domingo, 3 de julho de 2011

Desvios ortográficos e sintáticos fazem aniversário no NE10

Prof. Diógenes Afonso [DiAfonso]

Poderia começar estas linhas desejando um feliz aniversário, cantando um "parabéns pra você, nesta data querida...". Entretanto, não há como ser assim. Não há razão para comemorar falta de atenção e desrespeito ao leitor. Desatenção e falta de respeito não são "atributos" endereçados apenas a mim pela editoria Cotidiano do NE10, mas a todos os leitores que acessam este relevante portal noticioso.

Passados exatos 31 dias, a editoria do Cotidiano sequer se deu ao luxo de proceder às alterações ortográficas e sintáticas presentes em matéria publicada no dia 03 de junho de 2011 [ver imagens abaixo]. Os itens ortográficos e sintáticos a que me refiro constituem um flagrante desvio [alguns primários] daquilo que orienta a dita norma padrão da língua portuguesa. 

Antes que sintam cheiro de purismo linguístico, informo que minhas posições quanto ao ensino e à divulgação de textos em língua materna são bastante claras [leiam, na barra lateral, nota da editoria-geral do Terra Brasilis quanto aos textos publicados no próprio blog].

O que está em jogo aqui é, por um lado, o fato de o portal não considerar as observações [neste caso, pertinentes] dos leitores que tornam possível a existência do portal como um veículo de comunicação importante para a sociedade; e, por outro lado, o papel pedagógico que textos pertencentes aos gêneros textuais jornalísticos, de um modo geral, podem desempenhar na propagação de um uso específico de uma determinada variação linguística, entre as variações linguísticas constantes em qualquer língua viva.

Além disso, fica o sabor de que o que foi escrito no portal perde sua importância linguística - no minuto seguinte, no dia seguinte, no mês seguinte e nos anos que se seguirão... ad aeternum -, não devendo, pois, requerer mais atenção. 

A notícia pode, sim, perder seu "efeito", mas a forma como ela foi veiculada [com parcialidade ou imparcialidade, com respeito ou desrespeito à norma padrão vigente] não perderá sua "essência" jamais... A menos que haja intervenção.

A maneira como a editoria do Cotidiano está se comportando é grave, porque, em se tratando da variante dita padrão [tão cobrada pela mídia no episódio em que o MEC aprovou e recomendou o livro Por uma vida melhor - aqui], os desvios normativos identificados na matéria ficarão sedimentados com ares de "verdade normativa inatacável".

Print da matéria, acessada no dia 03/07/2011 [clique na imagem para ampliá-la]

Print do comentário feito pelo editor-geral do Terra Brasilis [clique na imagem para ampliá-la]

Leiam artigo em que os desvios ortográficos e sintáticos, na matéria, são discutidos à luz da variante dita padrão, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...