A ÁGUA É UM BEM DA HUMANIDADE E NÃO PODE SER PRIVATIZADA
A água é um bem público essencial a cidadania e não pode ser tratada como mercadoria para enriquecer poucos e sacrificar a população. Não podemos concordar que o saneamento seja objeto de lucro e enriquecimento privado pela cobrança de altos preços sobre a água que tanto precisamos para a manutenção da vida.
TORNAR SERVIÇOS PÚBLICOS RUINS É JUSTIFICATIVA PARA PRIVATIZARA prefeitura deixou a SANECAP numa situação ruim, com falta de estrutura, péssimas condições de trabalho para os funcionários e prejudicou o atendimento à população para causar a insatisfação do povo com serviços de má qualidade e dizer que, por isso, é preciso privatizar.
A PROMESSA FALSA DE QUE O PRIVADO É MELHOR
Depois de administrar mal a SANECAP e sucatear os serviços, os governantes fazem a promessa de que privatizando tudo vai melhorar e que a culpa dos problemas no saneamento é porque a empresa é pública.
A coleta de Lixo e o Transporte Coletivo são de responsabilidade de empresas privadas, e nós sabemos como são ruins esses serviços em Cuiabá. Eles enchem os bolsos de alguns poucos empresários e a prefeitura não controla a qualidade dos serviços. É a mesma coisa que querem fazer com os serviços de água e esgoto.
A Lei retira da SANECAP a responsabilidade pelo saneamento em Cuiabá e autoriza a prefeitura a contratar uma empresa privada para explorar os serviços de água e esgoto, como já acontece no transporte coletivo e na coleta de lixo.
A SANECAP É VIÁVEL: SÓ PRECISA SER ADMINISTRADA COM COMPROMISSO PÚBLICO
A SANECAP é uma empresa viável, pois arrecadou em 2010 mais de 90 milhões de reais, com todos os problemas existentes. Falta compromisso por parte do prefeito e da direção da Companhia de Saneamento da Capital, com uma administração técnica e com respeito a população.
Se o saneamento for privatizado, fica prejudicado o acesso a recursos federais para investimentos na melhoria dos serviços.
O volume de recursos necessários para investimentos são muito altos. Se no caso das empresas de ônibus, os donos não investem em veículos novos e de qualidade, imagina o que vai acontecer com a rede de água e de esgoto, que tem um custo centenas de vezes maior e fica debaixo da terra.
PRIVATIZAR SIGNIFICA AUMENTAR A TARIFA DE ÁGUA E DAS TAXAS COBRADAS
Se hoje já não há controle público da população sobre as tarifas e taxas cobradas nos serviços de saneamento, com a privatização esses preços vão às alturas.
Charges Lili Alegria
Charges Lili Alegria
Nenhum comentário:
Postar um comentário