Por Urariano Mota
Desde o tempo em que trabalhei no rádio, aprendi que uma entrevista nem sempre deve começar pelo que mais interessa. Pois existiria depois o que se chama edição, onde o fundamental que interessava à pauta assumiria o devido lugar de destaque. Assim fizemos em mais de um Violência Zero, esse era o nome do programa, um espaço de direitos humanos no rádio, que então denunciava os criminosos da boa sociedade em Pernambuco.
A arrogância de uma emissora que transmite a ilusão criminosa de estar acima das instituições, e de que a sua utilidade para a população (muitos reféns da fantasia) se sobrepõe às ações governamentais
Muito script, muita prepotência e pouco preparo |
Desde o tempo em que trabalhei no rádio, aprendi que uma entrevista nem sempre deve começar pelo que mais interessa. Pois existiria depois o que se chama edição, onde o fundamental que interessava à pauta assumiria o devido lugar de destaque. Assim fizemos em mais de um Violência Zero, esse era o nome do programa, um espaço de direitos humanos no rádio, que então denunciava os criminosos da boa sociedade em Pernambuco.
Mas nunca, nem mesmo no dia em que entrevistamos um espancador de
travestis, que afirmava na maior naturalidade odiar gays e assemelhados,
nunca tratamos o agressor com desrespeito à sua pessoa, ou dele
montamos o que não era real, documentado, em provas e pesquisas
anteriores. Isso quer dizer, não lhe púnhamos na boca aquilo que o
editor pensara antes, pois mais de uma vez mudamos o imaginado, que não
se confirmava na pesquisa viva.
Que diferença para a entrevista de Patrícia Poeta com a presidenta
Dilma no Fantástico do último domingo! A primeira coisa a se notar, já
no começo, é a diferença de autoridade entre a repórter/apresentadora e a
presidenta do Brasil. Entendam o que isso quer dizer: quem mandou em
cena foi Patrícia, perdão, Poeta. “Agora vamos trabalhar?”,
comandou a moça cuja poesia reside nos longos cabelos. A edição
preservou o constrangimento, a clara insinuação de que a presidenta não
estivesse já trabalhando, exatamente para responder à grande autoridade
da apresentadora do Fantástico. Que comandava e cruzava os braços.
Quem essa gente pensa que é? Aqui se confirma uma vez mais a história do carregador de quadros de santos em cima de jumento, que ao passar pelas estradas via o povo se ajoelhar e pensava “o quanto sou importante”. Quem monta no veículo tv globo recebe a sua aura. Patrícia manda na presidenta, e a edição realça o mando mais adiante em outro momento. Olhem bem, prestem atenção, porque a fala a seguir é da Poeta: “Vou deixar a senhora falar um segundo exemplo. Tomei seu tempo lá na alvorada, a senhora tem crédito agora. Vou deixar”. Sentiram a força?
Antes, da autoridade, Patrícia Poeta, vêm muitas bobagens (lembram-se do princípio de edição?), todas desrespeitosas para o cargo e importância da primeira mulher a presidir o Brasil, mulher ex-guerrilheira, torturada e quase morta na ditadura. Pergunta a autoridade do veículo: “Em uma reunião dessas, por exemplo, tem um momento mais mulher? Bolsa, sapato, filho, neto?”, e segue, entre menções a fotos de netinho, até atingir o que interessa:
“Poeta: A senhora não imaginava, por exemplo, que fosse ter que trocar quatro ministros em tão pouco tempo, três deles, pelo menos, ligados a denúncias de corrupção, esperava isso?
Dilma: Olha, Patrícia, eu espero nunca trocar nenhum ministro e muitos deles eu não troquei exatamente por isso. Vamos e venhamos. O ministro Jobim, Nelson Jobim, saiu por outros motivos.
Poeta: Mas os outros três...
Dilma: Eles ainda não foram julgados, então não podem ser condenados”.
Até o sublime instante em que se irmanam editores e repórteres
ungidos pelo poder do veículo. Lembrem-se do princípio da edição, o que
conduz bobagens até chegar a este ponto:
Vem um curto silêncio na cena da entrevista. O ar não admite buracos, mas ainda assim há um raivoso e perturbado silêncio. Então volta a verdadeira autoridade, que ali chegou por decisão soberana de todo o povo do Brasil:
A autoridade que vem do veículo onde monta, a cara da entrevistadora Patrícia Poeta é de morder, apesar de palavras em tom de meiga manteiga. Não há mais um morde e assopra. Há um morde e assobia. Quem desejar ver a pegadinha que se frustrou, olhe aqui:
“E como que a senhora controla esse toma lá da cá, digamos assim, cada vez mais sem cerimônia das bancadas? Como é que a senhora faz esse controle?
Dilma: Você me dá um exemplo do ‘da cá’ que eu te explico o ‘toma lá’’.
Vem um curto silêncio na cena da entrevista. O ar não admite buracos, mas ainda assim há um raivoso e perturbado silêncio. Então volta a verdadeira autoridade, que ali chegou por decisão soberana de todo o povo do Brasil:
“Estou brincando contigo.... Vou te explicar. Eu não dei nada a ninguém que eu não quisesse. Nós montamos um governo de composição. Caso ele não seja um governo de composição, nós não conseguimos governar. A minha base aliada, ela é composta de pessoas de bem. Ela não é composta, não é possível que a gente chegue e diga o seguinte: ‘Olha, todos os políticos são pessoas ruins’”.
A autoridade que vem do veículo onde monta, a cara da entrevistadora Patrícia Poeta é de morder, apesar de palavras em tom de meiga manteiga. Não há mais um morde e assopra. Há um morde e assobia. Quem desejar ver a pegadinha que se frustrou, olhe aqui:
Se houvesse uma edição popular, de toda a entrevista esta frase seria a mais séria: “Tou brincando contigo”. E os risos do Brasil ao fundo, que no rádio chamavam BG.
Fonte: Direto da Redação
6 comentários:
Foi uma sábia resposta da Presidenta.
"Me explique o dá cá que eu te explico o toma lá."
A "poeta" poderia ter ido pra casa sem essa...kkkkkkkk
E a explicação então foi um arremate perfeito. Um xeque-mate!
Parabéns, Presidenta!
PARECE COMO ANTIGAMENTE,UM AMERICANO DO NORTE SE DIRIGINDO A AUTORIDADE BRASILEIRA.IGUALZINHO AO COMPORTAMENTO DO UOL QUE DESRESPEITOU NOSSA PRESIDENTA.A ARROGÂNCIA DE UMA EMISSORA DESRESPEITOSA...QUEM ESSA GENTE PENSA QUE É?A "colonista" Patrícia Poeta acha que apresentar o Fantástico é mais importante que presidir o Brasil
Quem deita-se com caes levanta-se com pulgas.
Cumpadi Lula,
Foi sim uma sábia resposta da presidenta... Sábia e fulminante! rsrs Até agora, a Patrícia está procurando dicionários de rimas para compor poemas... rsrs Como disse o Urariano: a poesia da Patrícia está em seus cabelos... rsrs
Cumpadis F. Silva e Miguel, grato pelos comentários.
Abs a todos!
Putz, que aula...
Mas vou fazer uma defesa da Patrícia, acho que ela fez bem o seu papel (ainda que um pouco grosseira no final) e perguntou o que muita gente gostaria de perguntar (tá certo que muito disso é induzido pela linha editorial da Globo, mas isso já é outra história).
Só que a nossa presidenta se saiu muito bem, melhor que a encomenda... Maior orgulho
Cumpadi Leandro,
O que vemos nisso tudo não são perguntas que devem ser feitas por dever de ofício de jornalistas, mas uma tentativa de intimidação da mídia corporativa.
Claro que não estou defendendo aqui que perguntas dessa natureza não devam ser feitas, mas a forma como foram feitas e quem as patrocinou.
Patrícia Poeta foi para o confronto e se deu mal, pouco importa se a pergunta tenha sido pautada com intenções outras.
Grande abraço!
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