Resultados da Apple levantam a hipótese de que a gigante de buscas pode perder seu espaço devido à ascensão da fabricante de iPhones
O Google tem lutado contra a ameaça Facebook por algum tempo. Agora, a
empresa enfrenta mais uma batalha, desta vez contra a Apple. Em um
artigo publicado no site Mashable,
Keith Teare, sócio da incubadora Archimedes Labs e CEO do site Just.me,
levanta algumas questões importantes sobre uma das empresas mais
poderosas da web.
De acordo com o empresário, nas últimas duas
semanas os resultados de fechamento de trimestres de algumas empresas
mostraram as tendências para este ano, além de reforçarem as
necessidades de mudanças no Google, especialmente nas áreas de
mobilidade.
O Google viu suas ações declinarem nesta quarta-feira (25/01), passando
de US$ 670,25 para US$ 569,49, enquanto a Apple saiu de uma baixa de US$
363 para US$ 446,66. De acordo com o empresário, a causa do relativo
fracasso é que o Google não conseguiu bater o CPC (custo por clique)
esperado pelos analistas e o motivo é simples: foi o rápido crescimento
do tráfego móvel e o consequente desinteresse por parte de algumas
empresas em anúncios do Google.
Segundo Keith, a tendência atual do crescimento do tráfego móvel é o
responsável por quase tudo o que acontece no mercado hoje em dia.
Consumidores e empresas do mundo todo estão virando as costas para os
desktops e notebooks a um ritmo acelerado à medida que adotam os tablets
e smartphones. Portanto, a dependência do Google sobre as receitas
derivadas de pesquisas na web, provenientes de um navegador, já não são
suficientes para garantir seu crescimento.
A Apple, por outro lado, está se aproveitando mais do que nunca desta
tendência. As receitas do iPad e iPhone, assim como da App Store, deram à
Apple um lucro acima dos US$ 13 bilhões no último trimestre, um número
histórico para empresas americanas.
Por tudo isso, o empresário acredita que o foco do Google no Android é
necessário, mas ainda assim não será o suficiente para contornar essa
situação. O sistema operacional móvel da companhia dá a ela uma
plataforma para celulares, mas não compensa o impacto da mudança
ocorrida no tráfego da web.
Além de tudo isso, Keith vê o Google ameaçado pelo crescimento da
internet social. As mudanças ocorridas no site, relacionadas ao Google+,
são a prova disso. O empresário confia que a rede social é um bom
começo, especialmente depois que a empresa lançou seu novo sistema de
busca, o "Search Plus Your World". Porém, ele afirma que a empresa
demorou demais para combater o seu maior adversário. Assim, Keith
ressalta: "o momento do Google tomar as rédeas dessa situação é agora!"
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