terça-feira, 27 de março de 2012

Mais uma MER... DA 'ilustre' figura: MERval, o imortal da ABL...

Os adversários de Serra estariam difundindo uma “visão distorcida” da votação de domingo passado.

Por Altamiro Borges

Em sua coluna de hoje no jornal O Globo, Merval Pereira manifesta a sua discordância com as análises sobre a “vitória magra” de José Serra nas prévias do PSDB. Para o “imortal”, o tucano se saiu muito bem na disputa partidária e tem tudo para ser prefeito da capital paulista. Os seus adversários é que estariam difundindo uma “visão distorcida” da votação de domingo passado.

“Serra teve a maioria absoluta dos convencionais que votaram, mais votos que seus dois adversários somados, quando precisaria ter pouco mais de 33% para sagrar-se vencedor da disputa”, festeja o colunista do jornal O Globo. Ele evita analisar os bastidores da disputa interna, o desconforto da militância tucana, as históricas traições no PSDB – como a punhalada de Serra em Alckmin.

O elogio à “democracia tucana”

Para Merval, a vitória apertada, com apenas 52% dos votos, inclusive foi excelente. “Se por acaso Serra vencesse por 70% ou 80% dos votos, ele seria acusado de ter manipulado a eleição com a ajuda do governador Geraldo Alckmin”. Como dizem, há argumentos para tudo. Só faltou o “imortal” insinuar que Serra, um democrata, transferiu alguns votos para os seus dois adversários.

Na sua leitura, tendo como fonte o gênio FHC, a prévia foi um sucesso. “A democracia interna tucana se impôs como fato político, enquanto o dedaço de Lula escolhendo o ex-ministro Fernando Haddad seria a demonstração de que o PT se transformou em um partido de um dono só”. Democracia tucana? Será que Merval ouviu os desabafos dos filiados do PSDB contra a “palhaçada”?

No artigo, além de atacar Lula – o que já virou algo enfadonho –, o jornalista faz projeções otimistas sobre a candidatura tucana. “Nada indica que Serra terá problemas dentro do PSDB para unir o partido”. O seu prognóstico é mais um ato de vontade. Não reflete as sangrentas bicadas tucanas, mas indica qual deverá ser linha do grosso na mídia na campanha eleitoral que se inicia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...