quinta-feira, 17 de maio de 2012

Veta Dilma: Não a MP 549/2012 dos medicamentos

O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), dr. Pedro Menegasso, faz um apelo público aos farmacêuticos para que enviem mensagens à Presidenta Dilma Rousseff e à ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Helena Hoffmann, bem como, se manifestem nas redes sociais, pedindo que a presidenta vete o dispositivo incluído na Medida Provisória 549/12 que libera a venda de medicamentos em supermercados, armazéns e até em lojas de conveniência em postos de gasolina. O prazo para a análise de MP termina essa semana. O CRF-SP solicita que as manifestações ocorram de forma educada.

Para o dr. Menegasso, é fundamental que os farmacêuticos se manifestem contra essa medida que atende apenas aos interesses de alguns poucos setores. “O medicamento fica lá exposto, sem nenhum tipo de orientação ou controle, sem informação ao paciente, que em muitos casos age influenciado pela publicidade. Ao que parece, estão preocupados apenas com questões comerciais, os cuidados com a saúde da população foram deixados em segundo plano”. O presidente do CRF-SP também chama a atenção para a fiscalização dessa venda em supermercados. “Quem irá fiscalizar o armazenamento correto e a origem desses produtos? Hoje, a falsificação movimenta milhões de reais no país. Essa medida vai incentivar a falsificação e o roubo de medicamentos”.

COMENTÁRIOS:

MEDIDA PROVISÓRIA 549/2012

Contra a aprovação da MP 549/12. Medicamento não é um produto qualquer! Necessita de um profissional farmacêutico presente e responsável técnico para ser dispensado!!
Marilaine - E-mail: marilainecunha@ibest.com.br 

MEDIDA PROVISÓRIA 549/2012

Excelentíssima Presidente:

Venho como farmacêutica solicitar seu veto à MP 549/12, já que a mesma é de altíssimo risco à saúde pública pois incentiva oo uso irracional do medicamento e é totalmente contrária à nossa Pol'tiicca Nacional de Medicamentos (Portaria 3.916, de 30 de novembro de 1998). Ainda estamos lutando para expandir a Assistência e Atenção Farmacêutica em nosso país e a liberação da venda de medicamentos em quaisquer outros estabelecimentos que não a farmácia é um risco potencial de toxicidade e interações medicamentosas.

Falo como farmacêutica e como docente do curso de Farmácia da Faculdade Sudoeste Paulista - FSP.

Greicy Mara Mengue Feniman de Stefano
 CRF-SP 29.755 - gmmfds@yahoo.com.br

MEDIDA PROVISÓRIA 549/2012

Sou contra a MP 549/12. é um absurdo isso.

A venda de medicamentos deve ser feita somenta em drogarias ou farmácia sob os cuidados do profissional de saúde competente, no caso, o farmacêutico.

Estudei 5 anos, no curso de farmácia, e seria uma grande injustiça comigo, e com os demais profissionais da areá, confiamos no seu trabalho, e reprove.

Felipe de Almeida Janeiro - felipe_janeiro10@hotmail.com

MEDIDA PROVISÓRIA 549/2012

Prezada Presidenta Dilma,

sou farmacêutica e fiscal do CRF-SP e escrevo aqui para me manifestar contrária a aprovação da MP 549/12 e pedir para que a senhora também vote contra.

Lugar de medicamento é na DROGARIA ou FARMÁCIA e com farmacêutico responsável técnico!!

Por favor, não destrua tudo o que a nossa classe conseguiu até hoje, desde 1960, para a população.

Como iremos fiscalizar o armazenamento, a dispensação, orientar o paciente?!?!?!

Esse PL não tem cabimento!!!

Obrigada.

Juliana Tranzillo Copolete - julianacopolete@yahoo.com

CONTRA A APROVAÇÃO DA MP 549/12.

Medicamento é coisa séria, nós estudantes e profissionais na área da Saúde pedimos que a presidenta vete o dispositivo incluído na MP 549/12 que libera a venda de medicamentos em supermercados, bares e até em lojas de conveniência em postos de gasolina.. VETA DILMA!

Francieli Mayer - francimayer6@hotmail.com

CONTRA A APROVAÇÃO DA MP 549/12.

Dilma, medicamento em supermercado não existe!!!

A população tem sido tão beneficiada com as novas regras, com o contato do farmacêutico que orienta, que ajuda...

Não permita que voltemos atrás na saúde da população!!!

É meu apelo como farmacêutica!!

Veta Dilma, medicamento é na farmácia!!!

Vivian - vivian_soliman@yahoo.com.br

CONTRA A APROVAÇÃO DA MP 549/12.

Vossa excelência , venho por meio desta , pronunciar em poucas palavras o acontecido recentemente em nosso país. Somos da área da saúde , e estamos contra essa medida provisória 549/12. A defesa da saúde , pedimos tal compreensão de vossa excelência para que atendesse ao nosso pedido de vetar esta medida.

Vetando , vamos todos juntos combater a auto medicação e também impedir que acarretasse transtornos em nosso comércio de medicamentos. Concluio , com um agradecimento pela vossa atenção e peço total colaboração de vossa excelência. Obrigado!

Luiz Otávio - otavio_spfc.01@hotmail.com

CONTRA A APROVAÇÃO DA MP 549/12.

Excelentíssima Senhora Presidenta Dilma Rousseff, Bom dia. Sou Farmacêutico e totalmente contra a MP 549/12. A aprovação da mesma é um retrocesso injustificável a saúde da população brasileira. Medicamento é na farmácia com as devidas orientações do profissional farmacêutico. A aprovação da mesma, acarretara num aumento de intoxicação medicamentosa, reações adversas dentre outros males possíveis.

Joel Silva de Oliveira - joelfarmaco@gmail.com

CONTRA A APROVAÇÃO DA MP 549/12.

Venho por meio desta pedir que a presidenta vete o dispositivo incluído na Medida Provisória 549/12 que libera a venda de medicamentos em supermercados, bares e até em lojas de conveniência em postos de gasolina. Medicamentos não é alimento que pode ser comprado e consumido em qualquer local a qualquer hora, existe um acompanhamento e nos farmacêuticos que lutamos para acabar com qualquer tipo de automedicação não concordamos com essa medida provisória. VETA

anellyse ferreira caraciolo - anellyse@hotmail.com

CONTRA A APROVAÇÃO DA MP 549/12! 

Se a população já sabe fazer uso racional dos medicamentos, para que existem médicos e farmacêuticos? Então que a população use o google para descobrir o diagnóstico e o supermercado para comprar o medicamento, pois anos de estudo não leva a nenhum conhecimento. Seria essa a proposta?

Percy - candelorioper@gmail.com

CONTRA A APROVAÇÃO DA MP 549/12! 

Solicito à Exa Sra Presidenta Dilma Roussef que vete a MP 549-12 pelo absurdo que ela representa. Considero um avanço contra à famigerada auto-medicação a retirada de medicamentos das prateleiras acessíveis aos consumidores. Portanto, esta MP vem contra este procedimento ao levar os medicamentos para as prateleiras de supermercados e postos de combustíveis. E também por considerar que as únicas beneficiados serão as indústrias farmacêuticas.

Abaixo o império do Mercado.

Marta Abdelnur Ruggiero - martaruggiero@gmail.com

CONTRA A APROVAÇÃO DA MP 549/12. Medicamento é coisa Séria.

Veta Dilma!!!!

“O medicamento fica lá exposto, sem nenhum tipo de orientação ou controle, sem informação ao paciente, que em muitos casos age influenciado pela publicidade. Ao que parece, estão preocupados apenas com questões comerciais, os cuidados com a saúde da população foram deixados em segundo plano”. O presidente do CRF-SP também chama a atenção para a fiscalização dessa venda em supermercados. “Quem irá fiscalizar o armazenamento correto e a origem desses produtos? Hoje, a falsificação movimenta milhões de reais no país. Essa medida vai incentivar a falsificação e o roubo de medicamentos”.

Colocar esse tipo de medicamento ao alcance da população em supermercados e lojas de conveniência é um incentivo à cultura brasileira da automedicação irresponsável que precisa ser mudada. “O brasileiro já gosta de automedicar ouvindo a opinião de vizinhos, parentes, amigos e todo tipo de leigo, se for facilitado seu acesso aos medicamentos, essa situação que já é complexa tende a se complicar. Isso pode gerar inclusive aumento de custos ao sistema público de saúde, haja vista que cerca de 30% dos atendimentos de urgência devido à intoxicações no país ocorrem pelo uso inadequado medicamentos,” diz o presidente do CRF-SP. Dados do Sinitox-Fiocruz (Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas da Fundação Osvaldo Cruz) indicam que, em 2009, cerca de 30% das intoxicações registradas no país ocorreram devido ao uso inadequado de medicamentos.

Dr. Menegasso alerta ainda que o fato de um medicamento não necessitar de receita, não significa que não traga riscos à saúde do paciente. “Num momento que o país vive problemas com a dengue, deixar a população ter acesso livre a medicamentos simples como um ácido acetilsalicílico pode levar até à morte por hemorragia.”

Ao longo dos anos, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo tem trabalhado incessantemente, para que a farmácia seja um estabelecimento de saúde e para que o medicamento seja tratado com responsabilidade e utilizado com orientação adequada. No entanto, algumas entidades do comércio varejista sempre trataram o medicamento como uma mercadoria qualquer, ou seja, sem preocupação alguma com a saúde e os perigos que eles oferecem.

O Conselho Federal de Farmácia também está se mobilizando para que a MP seja vetada pela presidenta Dilma Rousseff".

Cristiane Cardoso Correia Teixeira - cricorreia@yahoo.com.br

CONTRA A APROVAÇÃO DA MP 549/12! 

Por favor, vete a medida provisória 549/12, a aprovação dessa medida pode piorar a questão de saúde pública no país, pois nos mercados não tem farmacêuticos para assitir aos pacientes e medicamento é coisa séria!!! Obrigada

Fernanda - ferobauab@hotmail.com

CONTRA A APROVAÇÃO DA MP 549/12! 

Dilma, por favor, vete essa Medida Provisória 549/12 que libera a venda de medicamentos em supermercados, bares e até em lojas de conveniência em postos de gasolina.

Camila - milasmatos@yahoo.com.br

CONTRA A APROVAÇÃO DA MP 549/12.

Medicamento é coisa séria, nós estudantes e profissionais na área da Saúde pedimos que a presidenta vete o dispositivo incluído na MP 549/12 que libera a venda de medicamentos em supermercados, bares e até em lojas de conveniência em postos de gasolina.. VETA DILMA!

Bruna - Borges_bruna@hotmail.com

PROJETO QUE AUTORIZA VENDA DE MEDICAMENTOS EM SUPERMERCADOS E SIMILARES

Prezada Sr. Presidenta Dilma. Apesar de saber que a senhora recebe milhares de e-mails e mensagens de brasileiros, venho por meio deste canal reforçar o apoio a outros milhares de farmacêuticos, donos de farmácias e profissionais da área que estão indignados com o projeto do Ministério Público querendo liberar a venda de medicamentos em super mercados e similares. Nosso ramo já é tão apertado em leis, regras e fiscalização para garantir segurança na saúde da população, regras que muitas vezes desfavorecem pequenos empresários e fortalecem grandes redes que a cada dia crescem e engolem os pequenos, hoje exige-se tanto na farmácia, critica-se automedicação, mesmo que seja de medicamentos de venda livre, ainda assim estamos longe da organização do setor como em países europeus, a exemplo de Portugal e até mesmo a exemplo dos Estados Unidos. Permitir a venda de qualquer tipo de medicamento em supermercados é um retrocesso enorme, o setor de varejo farmacêutico irá entrar em em colapso, a saúde pública ficará mais frágil e não irá Baratear os medicamentos, pois é seguido uma tabela de preços. Pedimos a senhora que vete este projeto. Não adianta facilitar a educação em universidades se os farmacêuticos que formarem não terão onde trabalhar no futuro. Obrigado.

Danillo Henrique M. Oliveira - farmadrogaminas@yahoo.com.br

CONTRA A APROVAÇÃO DA MP 549/12.

Medicamento é coisa séria, nós estudantes e profissionais na área da Saúde pedimos que a presidenta vete o dispositivo incluído na MP 549/12 que libera a venda de medicamentos em supermercados, bares e até em lojas de conveniência em postos de gasolina.. VETA DILMA!

Alice - alicecgomes@yahoo.com.br

CONTRA A APROVAÇÃO DA MP 549/12.

Prezada Presidenta, sou farmacêutica e totalmente contra a MP 549/12. A aprovação da mesma é um retrocesso injustificável a saúde da população brasileira. Medicamento é na farmácia com as devidas orientações do profissional farmacêutico. A aprovação da mesma, acarretara num aumento de intoxicação medicamentosa, reações adversas dentre outros males possíveis.

Juliana - juhpinha@hotmail.com

Sou CONTRA a APROVAÇÃO da MP 549/12, medicamento é coisa séria, é necessário orientação para não haver intoxicações devido a interações medicamentosas e outras males que o medicamento poderá causar se usado sem nenhuma orientação correta . E a automedicação vai aumentar absurdamente. Por favor Dilma Lute a nosso favor.

Jhéssica Berger - jhessica.berger@gmail.com

NÓS FARMACÊUTICOS PEDIMOS que a presidenta vete o dispositivo incluído na Medida Provisória 549/12 que libera a venda de medicamentos em supermercados, bares e até em lojas de conveniência em postos de gasolina. A SAÚDE AGRADECE...A ATENÇÃO FARMACÊUTICA É FUNDAMENTAL PARA PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE!!!

Amelia Reni Costa Pinho - costa_amelia@hotmail.com

Por favor veta a venda de medicamentos em supermercados.

Rosana Claudia Pereira - rpereira6157@ig.com.br

CONTRA a APROVAÇÃO da MP 549/12

Olá!

Sou formado em ciências farmacêuticas atuante em farmácia hospitalar pública. Gostaria de manifestar o meu repúdio a inclusão de um ítem na Medida Provisória 549/12 que libera a venda de medicamentos em supermercados, armazéns e até em lojas de conveniência em postos de gasolina. MEDICAMENTO É COISA MUITO SÉRIA, POR FAVOR Presidenta, drogarias e farmácias de manipulação são estabelecimentos de saúde, o povo brasileiro tão carente de informações, será correto o risco de uma intoxicação em crianças, idosos e de todos por estarmos expostos ao livre acesso?......Na drogaria, farmácia de manipulação, UBS ,tem o farmaceutico que estudou 5 anos, sendo nossa obrigação orientar a população. POR FAVOR Presidenta, deixe está nobre missão aos meus colegas de profissão.

Arlindo - arlindosj@ig.com.br

CONTRA a APROVAÇÃO da MP 549/12 - É com profunda tristeza e decepção que venho por meio deste manifestar minha contrariedade a venda de medicamentos em supermercados, bares e restaurantes. Como pode um país com tamanha divergência de opiniões? As drogaria precisam cumprir uma lista interminável de exigências, pagar taxas para órgão que nem sabem da nossa existência, dar satisfação de tudo o que vendemos, ter assistência farmacêutica em tempo integral, enquanto o senado resolve facilitar a venda de medicamentos, sem controle algum. É esta porta que os mau intencionados estão esperando abrir, esta MP abre precedentes para a comercialização de qualquer produto, hoje são os OTC, amanhã até medicação faixa preta estará a disposição da população no butiquim da esquina. Nossa país é uma vergonha, os formuladores de leis ou são burros ou mau intencionados, porque não pode uma pessoa em sã consciência permitir uma total desmoralização do serviços farmacêutico.

Att, Francine, Farmacêutica em devesa da saúde do nosso país.

Francine - francinebassi@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...