terça-feira, 25 de setembro de 2012

Diga NÃO à privatização da Compesa proposta por Eduardo Campos [PSB-PE]


O governo do estado iniciou uma licitação da companhia de água e esgoto de Pernambuco (Compesa) para criar uma parceria público-privada (PPP), porém, o que poderia ser vantajoso para o Estado, pode se tornar um grande problema para a população. Só uma parte da Compesa está sendo privatizada: a coleta e tratamento de esgoto, justamente a parte que dá lucro. A parte de tratamento e distribuição de água, que dá prejuízo, vai continuar nas mãos do Governo de Pernambuco. Para cobrir esse prejuízo, a tarifa de água, inevitavelmente, será aumentada. Humberto é o único candidato que está contra o modelo de privatização e não vai permitir o aumento da conta de água. LEMBRANDO QUE: Geraldo Júlio é do PSB, candidato apadrinhado do governador, e Daniel Coelho é do PSDB, partido que privatizou o país.

Qual o grande problema desta PPP? A empresa que vencer a licitação passa a receber do Estado, mensalmente, todo o valor correspondente para manter o nosso sistema de água. Mesmo que alguém não pague a conta, a empresa receberá o valor integral do Estado - não correndo nenhum risco com o negócio. Pior: a empresa tem até 12 anos para começar os investimentos, que ainda serão financiados pelo BNDES. Resumindo: a empresa pode passar anos recebendo dinheiro do estado (fazendo caixa), pegar o empréstimo do BNDES e, somente quando quiser, iniciar os investimentos propriamente dito. Além disto, como o governo terá que pagar a conta todo o mês, é provável que precise aumentar a conta de água assim que o prejuízo começar a bater na porta.

Geraldo Julio é um dos que defende mais a privatização. Em recente entrevista à TV Globo ele elogiou a proposta. Nem poderia ser diferente, já que ele fez parte do governo estadual e tem o apoio do governador. Parcerias com o governo estadual são importantes, mas o Recife precisa de um prefeito que tenha autonomia e força para ficar ao lado da população. Humberto vai dizer não ao aumento da água.


Abraços,  Prefeito Humberto Costa, Força e Experiência. A Mudança segue em Frente.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...