sábado, 1 de setembro de 2012

Entrevista com o Vereador Edmar de Oliveira [Parte 1]

Formado em Direito, ex-vereador por Jaboatão dos Guararapes e, agora, vereador do Recife e candidato à reeleição, Edmar de Oliveira é, antes de tudo, cidadão. Cidadão que se preocupa com os problemas e os anseios da população recifense. Não é à toa que ele afirma, categoricamente, não ser representante de uma, duas, três, quatro comunidades. "Fui eleito pelo povo e meu papel é cuidar das pessoas de todas as comunidades do Recife. Não tem essa de reduto eleitoral. A minha função, como representante do povo na Câmara Municipal, é discutir com a população os seus interesses, promovendo debates e apresentando projetos de lei que venham beneficiar a todos". A fala direta, com a simplicidade que o caracteriza, é a marca desse homem do povo. 

Entre os compromissos na Câmara Municipal e com a campanha, Edmar de Oliveira concedeu entrevista ao editor-geral do Terra Brasilis. Leia abaixo a primeira parte da entrevista:

Terra Brasilis: O senhor está buscando a releição. Por que ser vereador?

Edmar de Oliveira: Muito oportuna a sua pergunta... Deixe-me ver como posso responder... Alguém disse certa vez que nada estaria feito enquanto restasse alguma coisa a fazer. E muita coisa ainda resta a fazer. Esse é o sentimento que me move na busca pela reeleição. E ser vereador é uma forma - não a única, claro - de exercer a cidadania e fazer valer o direito da população que represento. Isso, eu aprendi com meu pai, o saudoso vereador Edson de Oliveira.

Terra Brasilis: É comum perceber a atuação de vereadores em determinadas comunidades. O senhor representa alguma em especial? Acha adequada essa postura? O vereador não deveria atender a todas as comunidades do município?

Edmar de Oliveira: É evidente que o vereador, embora deva representar todos os cidadãos do município, tenha uma representação mais forte em algumas comunidades. Isso tem um quê de "normalidade" [faz o sinal de aspas]. Mas não se quer dizer com isso que ele não esteja trabalhando para todos. Eu, particularmente, acredito na busca da representação total que venha a contemplar a criança, o adolescente, o homem e a mulher - estejam em que comunidade estiverem, no âmbito do município em que se dispute uma eleição. Fui eleito pelo povo e meu papel é cuidar das pessoas de todas as comunidades do Recife. Não tem essa de reduto eleitoral. A minha função, como representante do povo na Câmara Municipal, é discutir com a população os seus interesses, promovendo debates e apresentando projetos de lei que beneficiem a todos. Esse é o nosso papel como vereador, no âmbito do município.

Terra Brasilis: É pública e notória a queixa dos eleitores quanto às ações que seriam da alçada do poder público, notadamente, em relação ao executivo municipal e ao próprio legislativo do qual o senhor faz parte. O que o senhor tem a dizer sobre isso?

Edmar de Oliveira: Concordo com as queixas. Elas são mais do que pertinentes, pois algumas ações ou não são executadas ou demoram muito a aparecer. A demanda da sociedade é imensa: habitação, saúde, segurança, o combate às drogas. Enfim, são demandas que apontam para a busca da qualidade de vida da população. Agora, é preciso deixar claro que algumas dessas demandas envolvem competências diversas no âmbito dos governos municipal, estadual e do federal.

No caso específico das ações da Prefeitura Municipal do Recife, temos avanços extraordinários desde a gestão de João Paulo, do PT. Claro que muito ainda está por ser feito. Mas nenhum outro governo municipal deu atenção às pessoas como a gestão iniciada com João Paulo e avançará muito mais com a eleição de Humberto Costa [PT-PE] e João Paulo [PT-PE] para a Prefeitura do Recife. 

Nesse sentido é que, como vereador, pretendo apresentar mais projetos de lei [alguns foram aprovados e outros ainda estão em tramitação na Câmara Municipal - Visitando o meu blog, todos poderão ter acesso aos projetos que apresentei à Câmara. O endereço está aqui]. Projetos de lei que, de fato, tragam ao cidadão o sentimento de estar sendo fielmente atendido em seus interesses.

Continua...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...