domingo, 3 de fevereiro de 2013

Cinco anos de Ponto e Contraponto

Há exatos cinco anos foi criado esse blog, ainda com o nome de Blog do LEN, no Blogspot, com o post Imprensa de meias verdades. A intenção era ter um espaço para fazer meus desabafos em política, depois de participar por alguns anos na área de comentários de blogs de jornalistas, sobretudo e com mais intensidade a partir de 2005, ainda no Blog do Noblat, que era palco do principal embate político na rede durante as CPIs que foram abertas para derrubar o governo Lula.

Definido que o blog teria um caráter de opinião, portanto não iria fazer clippings de outros blogs, o blog migrou para a plataforma WordPress ainda em 2008 e a partir daí convidei alguns autores que tenho admiração, que ajudaram a construir a história desse espaço, cito: Professor Diafonso, Saulo Machado, Giovani do Cachete, Marta Maria, Sônia Amorim, Julio Falcão, Stanley Burburinho e Denise Queiróz.

Em 2009, o site ganhou domínio próprio e saiu do wordpress.com, apesar de não abandonar a plataforma. No início de 2011, entendendo que o blog não era mais um blog pessoal, devido a diversa participação dos demais autores, o blog perguntou aos seus leitores que nome deveria adotar, a partir de sugestões criadas pelos autores e leitores, e ficou definido que o Blog a partir daquele momento se chamaria Ponto e Contraponto.

Até o dia de hoje, 3 de Fevereiro de 2013, se contabilizam 602 posts, sendo que muitos deles foram republicados por blogs de nossos parceiros, não parceiros, blogs de jornalistas como o do Azenha, Luis Nassif, Marco Aurélio Mello, Altamiro Borges e Rodrigo Vianna, sites de cultura e jornalísticos como o Correio do Brasil, Global Voices e o Granma internacional em português, e isso muito nos orgulha.

Mas o que mais nos deixa com a sensação de objetivo alcançado, e eu sempre afirmo isso, é a participação dos amigos leitores, que abrilhantam as discussões. Foram até agora, 3.393 comentários, uma média de mais de 5 comentários por post, sendo que eliminamos mais de 5.000 comentários como flood, spam e que desrespeitavam as regras e recomendações para comentários. Existem 10 posts com mais de 50 comentários, sendo que um deles ultrapassou a barreira dos 100 comentários.

Dentre os maiores comentaristas do blog em número de participações, temos um que efetivamente tem uma linha de pensamento antagonista a da maioria dos autores e sua opinião sempre foi respeitada. Todos tem espaço para defender o que pensam, o blog nunca fez restrição a opinião. Felizmente, com raríssimas exceções, os comentaristas sempre se pautaram pela defesa de suas posições, o que transformou a nossa área de comentários em um terreno livre de baixarias que normalmente vemos nas discussões em portais e determinados blogs de jornalistas da grande imprensa.

A maior audiência do blog se deu em outubro de 2010, durante as discussões do segundo turno das eleições presidenciais entre Dilma e Serra. Foram aproximadamente 1.200 visitas diárias, totalizando 37.050 visitas durante todo o mês.

Agradeço, e acho que também falo pelos demais autores, pela paciência de vocês e que continuem participando das discussões que iniciamos aqui. Tomara que em 2018, o blog possa comemorar 10 anos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...