terça-feira, 5 de março de 2013

O cérebro da Veja foi ‘vingança requentada’ – sai amanha no Observatorio


Sai amanha no Observatorio – Texto completo antecipado para o Blue Bus por Flávio de Carvalho Serpa (leia uma 1a nota logo abaixo Mais uma mentira da Veja :)

“Quando não tem algum escândalo para a capa, a grande imprensa vai buscar nas suas gavetas alguma coisa para ser requentada e publicada como novidade. Nessa semana Veja deu uma surpreendente capa sobre cérebro, anunciando que exibia ‘pela primeira vez’ imagens do órgao em açao”.

“Surpreendente porque dois assuntos científicos da semana envolviam o neurocientista Miguel Nicolelis. A primeira foi publicaçao da pesquisa sobre o cérebro de roedores numa revista do grupo Nature. Nao é todo dia que um brasileiro consegue publicar alguma coisa na revista inglesa. A segunda foi a pendenga envolvendo Nicolelis e seus ex-pesquisadores do laboratório de neurociências em Natal. Por uma idiossincrasia típica de Nicolelis, ele nao quer falar nem à Veja e nem mesmo ao competente repórter Herton Escobar do Estado de S Paulo. Veja simplesmente ignorou o feito de Nicolelis. Ou melhor, passou assobiando ao largo e publicou algo relacionado ao tema, como se pretendesse dizer que o cientista brasileiro nao fazia falta nem tinha importância”.

“Porém as supostamente inéditas imagens - segundo Veja - são de antes de 2009, produzidas no BrainLab nos EUA. As verdadeiramente primeiras imagens foram captadas do cérebro do veterano jornalista Emily Singer, da revista Technology Review, do MIT que, em vez de buscar assuntos mofados nas gavetas foi ao BrainLab americano ver como funcionava a nova tecnologia de diagnóstico de imagens do cérebro em funcionamento. A reportagem e as imagens foram publicadas em agosto de 2009 na revista. Trata-se de tecnologia adaptada ao aparelhos de ressonância magnética para captar a atividade das fibras brancas do cérebro, em vez dos tradicionais registros elétricos do neurônios. A tecnologia, chamada Imagem de Tensor de Difusao de água, permite acompanhar as conexoes entre diferentes áreas do cérebro”.

“Como Nicolelis é pública e notoriamente um petista roxo que nao fala à revista dos Civitas, a hipótese de uma tentativa de vingança contra ele perpetrada pela semanária é forte. Mas, como observou a jornalista Ruth Bellinghini no Facebook, a vingança é um prato que come frio. Se requentado, como fez Veja, o prato pode ficar indigesto”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...