terça-feira, 29 de julho de 2014

Um dia Difícil [in memoriam do Frei Fernando Cornélio, OFM Cap]

Por DiAfonso

28/07/2014 - Foi aí que "exéquias" assumiu toda a carga semântica de uma palavra que se queria, apenas, em desuso e culta para se fazer presente. Telefono para o meu amigo, que não via há tempos, e a chamada não se completa... Não haveria de se completar, pois as suas "exéquias", meu amigo, ocorrera em novembro de 2013... E eu só soube disso hoje, quando liguei para você.

A ligação que jamais se completaria
 
Hoje foi um dia de silêncio, de tristeza e de retiro em sua homenagem, caro amigo e irmão.

Você que me oportunizou o conhecimento e a necessidade de compreender o mundo pela leitura, assim como o fez Frei Antonio Luiz Araujo.

Você que me emprestou, por diversas vezes, a sua máquina de escrever Remington para que eu fizesse meus trabalhos da faculdade.

Você que me convidou, quando eu ainda estava na faculdade, para dar aulas de português para os postulantes a frade que estavam sob os seus cuidados. Dentre os postulantes estava o hoje Bispo de Salgueiro Dom Frei Magnus Henrique Lopes OFM Cap [http://pt.wikipedia.org/wiki/Magnus_Henrique_Lopes].

Você que sugeriu que eu lhe desse de presente Os Miseráveis, de Victor Hugo e, em troca, me daria DEMIAN, de Hermann Hesse. Nunca disse por qual motivo... Descobri depois.

Você que me dizia: "Olho ao meu redor e vejo as pessoas comprando tudo, querendo ter tudo, Diógenes, e digo para mim mesmo: de quantas dessas coisas eu não preciso para ser feliz. O meu ouro é a vida simples, como simples deve ser a vida."

Grato por me acolher em seu coração, dar-me as orientações de que precisava, quando minha adolescência se esvaia e eu precisava olhar o mundo como homem.







Esteja na paz, caro amigo e irmão Frei Fernando Cornélio, OFM Cap!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...