terça-feira, 29 de julho de 2014

A um grande amigo e irmão [in memoriam de Frei Fernando Cornélio, OFM Cap]

Frei Fernando Cornélio, OFM Cap

Por DiAfonso

Acordo com um sentimento de que o NADA é passageiro pela forte presença do TUDO que é vida. Pensei que as angústias e as dores, elementos humanos que nos aperfeiçoam de alguma forma, sempre se rendem ao menor sopro de vitalidade humana. Foi aí que me lembrei de que um grande amigo meu dos tempos do Convento da Penha sempre me dizia isso de alguma forma: Frei Fernando Cornélio. Uma pessoa com quem dividia minhas dúvidas, minhas tristezas, minhas alegrias. Lembro, também, que a última vez com que falei com ele fora em meados de abril de 2012, depois de reencontrá-lo numa matéria na internet. Enviei-lhe email e ele, prontamente, respondera-me e me ligara em seguida. Reatamos o contato perdido. Acertamos de nos encontrar, mas a minha vida corrida não havia permitido até então. Estive, no Convento da Penha, em meados de julho do ano passado, mas não o encontrei.

Frei Fernando Cornélio, OFM Cap

E-mail enviado por Frei Fernando Cornélio

Decidi, então, que amanhã iria vê-lo, no Convento, para pôr o papo em dia e relembrar os velhos tempos. Fiz a ligação para o seu número de cel e não houve resposta. Resolvi fazer uma pesquisa na internet para saber se ele não havia sido transferido para alguma paróquia da Paraíba, de Alagoas ou do Rio Grande do Norte. E a surpresa que tive foi desoladora. A matéria do JCENEWS era clara: "Exéquias do Frei Fernando Cornélio" [http://www.jcenews.com.br/index.php/features/noticias/proneb/1520-exequias-de-frei-fernando-cornelio]. Li, vi a foto... Reli, tornei a ver a foto e continuava não acreditando. Mas era verdade: o meu grande amigo havia falecido, vitimado pelo câncer, em novembro de 2013. Uma grande tristeza se abateu sobre mim... Perguntei-me por que não havia arrumado um tempinho, mesmo que no corre-corre, para rever meu amigo e com ele conversar. Certamente me contaria sobre o seu problema de saúde... Certamente me ouviria e me diria algo sobre as coisas boas da vida, mesmo nas adversidades.

Ainda há o padre Antonio Luiz Araujo, outro grande amigo.

Fique na PAZ, meu grande amigo e irmão FREI FERNANDO CORNÉLIO.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...