terça-feira, 29 de março de 2016

O cinismo é de doer. Moro se “desculpa” ao STF por divulgar áudio de Lula e Dilma

É este o herói da mídia e dos coxinhas? Que pena...
O cinismo e a hipocrisia são espetaculares. Do G1, agora há pouco:

O juiz Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal, enviou ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF) no qual pede “respeitosas escusas” à Corte por causa da divulgação de escutas telefônicas envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e autoridades, incluindo a presidente Dilma Rousseff.

“Diante da controvérsia decorrente do levantamento do sigilo e da r. decisão de V.Ex.ª, compreendo que o entendimento então adotado possa ser considerado incorreto, ou mesmo sendo correto, possa ter trazido polêmicas e constrangimentos desnecessários. Jamais foi a intenção desse julgador, ao proferir a aludida decisão de 16/03, provocar tais efeitos e, por eles, solicito desde logo respeitosas escusas a este Egrégio Supremo Tribunal Federal”, escreveu.  

“Com o foco da investigação nas condutas do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o entendimento deste julgador foi no sentido de que a competência para decidir a questões controvertidas no processo, inclusive sobre o levantamento do sigilo sobre o processo, era da 13ª Vara Criminal Federal até que ele tomasse posse como Ministro Chefe da Casa Civil, como previsto inicialmente no dia 22/03”, escreveu.  

O juiz também negou que a divulgação objetivou “gerar fato político-partidário, polêmicas ou conflitos”, mas sim “dar publicidade ao processo e especialmente a condutas relevantes do ponto de vista jurídico e criminal do investigado do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva que podem eventualmente caracterizar obstrução à Justiça ou tentativas de obstrução à Justiça”.

Ou Sérgio Moro acha que os ministros do STF e os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça são idiotas ou está convencido que as pressões da mídia que o tornam invulnerável os farão aceitar a posição de idiotas.

A nomeação de Lula era pública e notória e se obstrução á Justiça houvesse neste ato ela seria não dele, mas da Presidenta da República. E, portanto, de avaliação exclusiva do STF.

Assim uma atitute inequívoca de usurpação de poder e um evidente desejo de, ao contrário do que diz, “gerar fato político-partidário, polêmicas ou conflitos”.
Não é a primeira vez que Moro diz que “não queria” provocar escândalos com vazamentos. Fez isso há um mês e meio atrás.

Miar em ofício humilde ao STF não mitiga, a não ser no Brasil transtornado de hoje, a responsabilidade funcional de Sérgio Moro.

Ou será que vão dizer: “tá bom, Serginho, da próxima vez você não faz assim tá? Ai,ai,ai…”

Se estivéssemos – ainda resta uma esperança que tenhamos juízes, o ofício de Moro seria considerado não um pedido de desculpas, mas uma confissão.

Atitude covarde, de quem faz algo deliberado e depois diz que foi sem querer.

Ao menos o personagem humorístico dizia que “foi sem querer querendo”…

Tijolaço

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...