quinta-feira, 7 de abril de 2016

Confirmado: Cunha “empurra” o Nordeste para o fim da fila para ajudar o golpe


Era comentário, agora é notícia: Eduardo Cunha vai “empurrar” para o final da fila de votação os deputados do Nordeste para que se sintam pressionados durante a votação do processo de impeachment.

Dos repórteres Amália Franco e Ilimar Franco, de O Globo:

Lista de votação do impeachment no plenário da Câmara, recebida por líderes de partidos aliados do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), traz estados do Nordeste, reduto eleitoral do PT, no fim da fila. Os estados do Sul do país, onde os defensores do impeachment da presidente Dilma Rousseff têm mais força, estão entre primeiros lugares da lista.

A ordem de votação pode levar a nova batalha judicial, segundo avaliação de partidos que tiveram acesso à lista, obtida pelo GLOBO e antecipada pelo blog Panorama Político. Governistas sustentam que deve prevalecer o precedente do processo de deposição do então presidente Fernando Collor, em 1992, quando a convocação foi por ordem alfabética dos parlamentares, sem considerar os estados de onde eles são.

A lista de votantes foi obtida pelo GLOBO junto a um dos correligionários de Cunha. Nos bastidores, aliados do peemedebista dizem que a ordem deve ser essa para constranger os deputados do Nordeste, que votariam, em tese, com um placar desfavorável à presidente.

A ordem é estabelecida por Cunha, que ainda não tornou oficial o rito de votação. Ele está alinhado com a oposição para aprovar o impeachment.

Como tudo o que Eduardo Cunha faz, a manipulação da ordem dos votos é cercada de arranjos dissimulatórios. Ele mescla as regiões, mas deixa cinco dos nove estados nordestinos para o final: Paraíba (23º), Bahia(24º), Pernambuco(25º), Sergipe(26º) e Alagoas(27º).

Um pouco antes, mas não muito, vêm Maranhão (15º), Ceará (17º), Piauí (19º) e Rio Grande do Norte (21º).

Se alguém perguntar as horas a Eduardo Cunha corre o risco de até nisso ele procurar enganar.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...