sábado, 25 de abril de 2009

NOTA: 0,0 (ZERO)



NOTA ZERO!

A Comissão Executiva Nacional do Democratas divulgou nota de apoio irrestrito ao ministro e presidente do STF, Gilmar Mendes, no episódio em que este fora chamado às falas e, insistentemente, convidado a "sair à rua" pelo digno ministro Joaquim Barbosa, também do STF.

A nota - assinada pelo deputado Federal (capanga?!?) Rodrigo Maia (DEM-RJ) - faz, explicitamente, apologia à forma como o presidente Gilmar vem se portando, sem, contudo, citar os atributos da arrogância, da intolerância com as divergências e da parcialidade (haja vista a liberação do banqueiro Daniel Dantas por duas vezes e em tempo recorde; a contrariedade diante da serena e firme atuação do Juiz Fausto de Sanctis; os ataques aos movimentos sociais e ao Delegado Protógenes Queiroz) que sempre permearam as atitudes de Gilmar Mendes como presidente do Supremo.

A manifestação chega ao cinismo de defender a idéia de que o magistrado fora "vítima de agressões e expressões insultuosas" e que ele vem conduzindo o STF de forma digna, pois "cumpre com rigor e responsabilidade institucional o papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito". É muita desfaçatez aludir à guarda da Constituição e do Estado de Direito. É muito descaramento de quem milita num partido cujas raízes estão fincadas num período obscuro da história do Brasil (a Ditadura Militar, ora chamada de Ditabranda por setores da mídia corporativa), contribuindo com seu apoio ao autoritarismo e ao covarde genocídio de compatriotas. Nunca é demais lembrar que o DEM carrega em seu dna, essencialmente, os vícios DEMoníacos presentes na proposta política do PFL. Este, como se sabe, descende historicamente do PDS e da ARENA.

Eis a nota na íntegra:

O Globo

"A Comissão Executiva Nacional do Democratas vem a público manifestar seu apoio, sua confiança e seu respeito ao ministro Gilmar Mendes que, no exercício da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), cumpre com rigor e responsabilidade institucional o papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito.

Empenhado no aperfeiçoamento jurídico do país, o ministro Gilmar Mendes sabe responder aos desafios do nosso tempo e jamais deixou de iluminar e enriquecer o debate nacional com suas qualidades de pensador e estudioso da ciência jurídica.

De forma competente e objetiva, o presidente do STF dedica-se à atualização e à modernização da democracia brasileira, tarefa de grande dificuldade, que exige enorme esforço. A despeito dos obstáculos, o ministro tem sido exemplo de homem público que age com correção e profunda consciência institucional.

O comando do Democratas lamenta que o presidente do STF, a mais elevada corte do Poder Judiciário, tenha sido vítima de agressões e expressões insultuosas. A crítica faz parte da democracia que soubemos construir, mas pontos de vista divergentes devem ser expostos em clima de respeito e moderação. Só assim, vamos avançar no sentido da construção de um ambiente nacional civilizado e amigável, em compasso com a nossa gente, com os nossos costumes e nossos valores.

Brasília, 24 de abril de 2009

Rodrigo Maia

Presidente Nacional do Democratas"


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...