sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O que quis dizer o senador Demóstenes Torres com o termo "pilateou"?



O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) - Roberto Stuckert Filho

Ao criticar a decisão do STF no caso Cesare Battisti, o senador Demóstenes Torres disse que "O Supremo 'pilateou', o Supremo lavou as mãos, o Supremo se desmoralizou". Nada de extraordinário nas palavras do DEMO, não fosse a expressão "pilateou".

O que vem a significar tal palavra? Eu, particularmente, nunca ouvi um cristão, nesse mundo de meu Deus, pronunciá-la. Então fui à caça e descobri que o parlamentar acabara de criar um neologismo (processo que cria uma palavra ou expressão nova com base no léxico, na semântica e na sintaxe preexistentes na mesma língua ou em outra). Isso é uma hipótese, é possível que este termo já exista em circulação no léxico português.


A palavra faz referência à atitude de Pôncio Pilatos. Como se sabe, Pilatos foi aquele que, após ter lavado as mãos, condenou Jesus a morrer na cruz, embora não tivesse encontrado culpa alguma em Cristo.


Ecce Homo, pintura de Antonio Ciseri



Um comentário:

isabel neiva disse...

prezado senador da republica sou aposentada,ajudante geral e funcionria publica,nao vou reclmar do meu salario porque eu sei que com o meu grau de escolaridade (quarto ano primario) nao posso ganhar uma fortuna,mas o que eu quero dizer o povo senador esta na miseria,por favor eu estou pedindo estou morrendo de vergonha de ver tanto dinheiro ser desviado pela tv,ele e do seu partido tirem o dinheiro desse pulha,mande ele comer capim como muitos BRASILEIROS ESTAO A BEIRA DE COMER,NOS SOMOS SERES HUMANOS.NAO sei se o senhor vai ler espero ter essa sortemeu nome isabel ribeiro 62 anos simplesmenteuma brasileira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...