sábado, 5 de dezembro de 2009

Caetano Veloso: os artigos se conjugam com os substantivos

O senhor Caê poderia ser considerado um "analfabeto" por ter confundido conjugação verbal com concordância nominal?

A Editoria do Terra Brasilis informa que esta postagem foi atualizada. AQUI

Estudantes e comunidade linguística brasileira, tremei! Caetano Veloso acaba de instituir a conjugação entre artigos e substantivos.

Não, não é brincadeira. Pelo caráter narcísico que infesta a alma de Caê e considerando que ele é um intelectual e LULA é um "analfabeto", não devemos duvidar de que o mais ilustre filho de Santo Amaro da Purificação esteja, de fato, mexendo nos mecanismos sintáticos da Língua Portuguesa. O fato se deu quando o baiano afirmou, num discurso em Lisboa, que não imaginava existir um "[...] outro lugar em que é eleito um presidente que sequer conjuga os artigos com os substantivos".

Com efeito, LULA "sequer [pode conjugar] os artigos com os substantivos", pois a conjugação é um mecanismo flexional para a classe gramatical dos verbos. Assim é que variamos tais palavras em tempo, modo, número e pessoa. Se pretendermos discutir apenas as flexões de número e de pessoa, passaremos à seara da sintaxe de concordância verbal ou, ainda, estaremos fazendo uso do mecanismo de coesão textual entre o núcleo do sujeito e o verbo.

Já a relação coesiva entre os artigos, os adjetivos, alguns numerais e alguns pronomes com os substantivos, senhor Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, não diz respeito à CONJUGAÇÃO, mas à CONCORDÂNCIA NOMINAL a partir do gênero e do número, conforme terminologia adotada.

********************

Lisboa, 5 dez (EFE) - O cantor Caetano Veloso afirmou que a entrevista na qual chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "analfabeto" foi uma "edição sensacionalista" da "nova direita", mas declarou ter gostado de "quebrar o tabu" de não criticar o chefe de Estado.

"Há pouco, involuntariamente, quase causei um pequeno escândalo no Brasil por ter aparecido em um jornal dizendo que o presidente é analfabeto", disse Caetano, que neste fim de semana está em Lisboa para vários atos sobre o Tropicalismo.

"Realmente, é algo desagradável ver isso escrito na capa de um jornal. Em primeiro lugar, porque não é uma verdade de fato: Lula não é analfabeto. Em segundo, porque este tom se assemelha ao tom grosseiro que tanto me desagrada na nova direita que tem êxito na imprensa do Brasil", afirmou Caetano.

O cantor, no entanto, admitiu que "sequer" pensou em corrigir o que lhe pareceu uma "edição sensacionalista" de suas palavras, já que estava "mais interessado" em quebrar o "tabu" de não poder falar mal de Lula, líder com um alto índice de popularidade em seu país.

Na entrevista, concedida ao jornal "O Estado de São Paulo", o artista chama Lula de "analfabeto" e mostra sua inclinação por Marina Silva, provável candidata do Partido Verde nas eleições presidenciais do ano que vem.

Em outro momento de seu discurso na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, Caetano voltou ao assunto do presidente. O cantor comentou que os linguistas brasileiros fazem uma "grande defesa" do modo de falar de Lula, ao qual atribuem uma forte "significação social e histórica". Porém o também compositor disse não compartilhar dessa visão.

"O fato de Lula falar assim é uma coisa que (...) os lingüistas louvam. Eu me contraponho ao elogio dos linguistas, mas eu mesmo o considero um sinal dessa originalidade brasileira, que vem de sermos portugueses, de termos colonizados dessa maneira", acrescentou Caetano.

O baiano tornou a falar dos poucos anos de estudo de Lula. Ele comentou que o Brasil é um país peculiar em vários sentidos, inclusive no de escolher um presidente com essas características.

"Eu não me imagino com muita facilidade em outro lugar em que é eleito um presidente que sequer conjuga os artigos com os substantivos", disse.

O artista, que discorreu sobre a influência da obra "Mensagem", do poeta português Fernando Pessoa, sobre o movimento Tropicalista, desta vez também elogiou Lula.
"Lula é um sujeito idolatrado no Brasil. Ele tem uma carreira política brilhante e está fazendo um Governo importante e bom, apesar de haver coisas ruins, mas essas são complicações políticas nas quais eu não quero entrar", disse diplomaticamente o músico baiano. 



8 comentários:

Profdiafonso disse...

Olá, Junia! Boa noite!

O seu comentário foi deletado juntamente com a antiga postagem. É que precisei aualizar e terminei deletando o que havia escrito antes. Desculpe-me. Se desejar postar novamente, seja bem-vinda.

Abração!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Cumpadi, obrigado pela aula.Adespois me passe o numo de sua conta.No mais, esse caetano é um bundão. Abraços

Heloisa disse...

Houve um erro grave ou aparente má fé por parte da mídia: Caetano não disse 'conjugar' e sim 'concordar', como provam o vídeo da palestra e a frase transcrita em um jornal português. Agora vão criticar Caetano até pelo que ele não diz. Lamentável.

Profdiafonso disse...

Heloísa, Boa tarde!

De fato, houve um erro gravíssimo e, na minha boa-fé para com setores da imprensa golpista, acredito não ter havido má-fé. O(a) jornalista confundiu CONJUGAR com CONCORDAR e, assim, desrespeitou a terminologia gramatical adotada. Caetano não cometeu erro terminológico algum. Isso foi dito pela Editoria do Terra Brasilis na postagem atualizada.

Abração e obrigado pela participação.

Profdiafonso disse...

Grande Cumpadi Gilvan (O Terror do Nordeste)! Boa tarde.

O númuro da contra-corrente (nunca fica dinheiro por lá... rsrsr) é 000.000.00-0 kkkkkkkkkkkkk

O senhor Caetano Emanuel Viana Teles Veloso é um sujeito que nasceu para amar a si mesmo e a mais ninguém.

Abração!

ps. Esta postagem foi atualizada.

Graziela disse...

Salve o Grande Caetano Veloso!

Inveja é uma merda senhor nordestino , professor de meia tigela.
O lula é uma analfabeto e ninguém duvida disso e também é um porco falastrão, formador de quadrilha.
Ficou milionário porque o povo é imbecil. As Bolsas Miséria 'compra de votos" sem dúvida são a arma dele.
...Coitado dos ignorantes brasileiros.
Arquiva nordestino invejoso!

Profdiafonso disse...

kkkkkkk

Salve a grande "professora dona Graziela"! kkkk

Rebata, com argumentos linguísticos, qualquer ponto do meu artigo... Isso é um desafio... Vai aceitar?

Se rebater, eu me considerarei um 'professor de meia tigela'...

Ah, faltou uma vírgula no vocativo "senhor nordestino", viu "professora"?!?! kkkkk E Lula é um nome próprio referente a pessoa, deve ser escrito com inicial maiúscula... Não ensinaram isso à "senhora"? Ou a "senhora" não aprendeu direito?

Não soube nem ler a matéria que postei... rsrs

A "senhora" vai enlouquecer... kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Profdiafonso disse...

Outra coisa... Veja se consegue mais algum seguidor, pois lá só há 13. 13 é PT! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Se passar para 14, é sinal de que a "senhora" mendigou apoio de algum seguidor... rsrsrs

A "senhora" me diverte, sabia?!?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...