domingo, 13 de junho de 2010

NO MURO EM SALVADOR: SERRA E OS ATAQUES INDIRETOS A LULA

Confirmado hoje como o candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, o ex-governador de São Paulo José Serra deu uma nova linha ao seu discurso e subiu o tom em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em uma fala entusiasmada durante a convenção nacional do PSDB, em Salvador, Serra lembrou o escândalo do mensalão, atacou a gestão de recursos públicos, a política externa do governo e o corporativismo na administração federal.
O tucano continuou evitando citar diretamente o nome de Lula, como fez desde o início do período de pré-campanha.
Mas, dessa vez, chegou bem mais perto do ataque direto ao presidente, ao compará-lo ao absolutista francês Luís XIV, a quem é atribuída a frase “O Estado sou eu”.
“O tempo dos chefes de governo que acreditavam personificar o Estado ficou pra trás há mais de 300 anos. Luís XIV achava que o estado era ele. Nas democracias e no Brasil, não há lugar para luíses assim”, afirmou. As informações são do iG.
Ao evitar criticar diretamente o presidente, Serra sobe no muro, lugar, aliás, onde os tucanos parecem se sentir muito bem. 
Ataques indiretos não são assimilados pelas massas e precisam ser ‘traduzidos’. Além disso, podem ser entendidos como falta de coragem de Serra.
Isso porque fica claro que o presidenciável quer criticar Lula, mas não o faz explicitamente para não desagradar à imensa maioria de eleitores que aprovam a gestão do petista.
Curioso nessa história toda é que a candidata do PT, Dilma Rousseff saiu da mira de Serra. Ao longo da pré-campanha os tucanos e seus aliados sempre frisavam que Lula não é candidato a nada e que, portanto, o foco deveria ser a ex-ministra.
E isso foi feito. Primeiro, tacharam Dilma de mentirosa. Depois, afirmaram que ela era “despreparada” e que não passava de uma “invenção de Lula”. Por fim atribuíram a ela a ordem para que fosse feito um dossiê sobre a vida de familiares de Serra.
Mas, a despeito de tudo isso, a ex-ministra continuou subindo nas pesquisas. Agora, Lula volta a ser o alvo dos tucanos. Mas como os tiros são indiretos, pode sobrar bala perdida para o próprio candidato do PSDB.

2 comentários:

cidadao-comum disse...

Professor Diafonso,

ja faz quase um ano que acesso o seu blog(sou seguidor), e cada vez mais se torna dificil.
Ja tentei culpar minha maquina, mas verifiquei que nao tinha nada a ver.
Tem algo que faz seu blog ficar muito "pesado" e as vezes "congelar" as janelas.
Tenho certeza, agora, que nada tem que ver com minha maquina.
Provavelmente outras pessoas estao tendo o mesmo problema.
Se for possivel, verifique sobre isto.
Um abraco,

Tadeu

Profdiafonso disse...

Olá, Cumpadi Tadeu.

Já enviei e-mail para você relativo à sua observação.

Obrigado pela atenção ao Terra Brasilis.

Grande Abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...