segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Partido a ser ‘extirpado’, DEM está cada vez menor

O DEM viu suas bancadas estaduais e federal diminuirem vertigionosamente. Mas na disputa pelos governos estaduais cresceu em relação a 2006.
Elegeu Rosalba Ciarlini no Rio Grande do Norte e Raimundo Colombo, em Santa Catarina. Há quatro anos, tinha feito apenas um governador, José Roberto Arruda (DF), que renunciou ao mandato este ano após um escândalo de corrupção.
Curiosamente, o partido venceu em Santa Catarina, estado onde o presidente Lula emitiu uma das mais polêmicas frases nessa campanha.
Durante um comício da candidata petista ao governo, Ideli Salvati, o presidente afirmou que era preciso extirpar o DEM da política nacional.
De qualquer modo, o antigo PFL segue sua linha descendente. Caciques renomados da legenda como os senadores Heráclito Fortes (PI), Marco Maciel (PE) e o ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia (RJ) foram duramente derrotados nas urnas.
O desempenho da sigla este ano, informa matéria do Correio Braziliense, não lembra nem de perto o áureo período da legenda durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, quando o partido tinha como líderes os ex-senadores Jorge Bornhausen (SC) e Antonio Carlos Magalhães (BA).
Em 2002, por exemplo, quando 54 vagas para o Senado foram disputadas, como neste ano, o DEM garfou 14 delas. Ontem, as urnas mostraram que apenas o senador José Agripino Maia (RN) saiu vitorioso. A bancada atual da sigla, de 13 senadores, será reduzida para seis.
Na Câmara, informações preliminares do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dão conta que a bancada do DEM pode ser reduzida quase à metade.
Na disputa de 2006, a legenda fez 65 deputados federais e, agora, acena para a composição de bancada de 37 parlamentares.
A Bahia do deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) é apontada como o estado que mais fez parlamentares para o partido: seis eleitos.
São Paulo vem em segundo, com quatro. A desidratação da bancada dos democratas na Câmara ocorre de forma gradativa. Em 1998, o partido fez 105 deputados federais. O número caiu para 84, em 2002, e 65, em 2006. 
Em 1998, o DEM elegeu sete governadores; em 2002, o partido conseguiu a vitória em quatro estados.

Um comentário:

Frann disse...

TEMOS QUE FICAR DE OLHO NA PROGRAMAÇÃO - Começou a campanha da mídia golpista.Hoje a rede Globo deu espaço ao Geraldo Alckmin por tres vezes em sua programação.À noite,no JN,o zé Serra fez nova aparição.É preciso monitorar a PROGRAMAÇÃO diária da TVGlobboPIG para avaliar o grau de tendência em prol da candidatura tucana,pois sabemos que receberam o Bolsa Imprensa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...