quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Depois da esperança vencer o medo, o orgulho vence o complexo de vira-latas



E O FILHO DO BRASIL CONQUISTA O MUNDO

Nada mais justo do que esse reconhecimento, mesmo que tardio, da imprensa internacional em relação a capacidade de liderança do presidente Lula, que projetou o Brasil para passar de um mero codjuvante obediente a um protagonista respeitado no centro das decisões mundiais, e por conseguir levar o país à condição de potência econômica estável e resistente a crises que outrora provocariam um desastre, sem abdicar das políticas sociais de distribuição de renda e segurança alimentar, elogiadas pela ONU e servindo de exemplo para experiências semelhantes em outros países, que foram algumas das bandeiras que o levou a ser eleito por duas vezes presidente da república.

Só nesse final de 2009, o presidente já recebeu várias homenagens da imprensa internacional: o El País o elegeu “o personagem do ano”, O Le Monde em seguida o chamou de “o homem do ano”, Depois o Financial Times o coloca como “uma das 50 pessoas que moldaram a década”. O BLOG DO LEN, sem medo de ser acusado de fazer apologia ao lulismo, diria que o presidente é o lider político da década e explica o porquê.

Qual liderança política mundial se evidenciou mais nos últimos dez anos? alguns diriam Barack Obama, que só apareceu aos olhos do mundo em 2008, sim, talvez se estivéssemos falando em propaganda, Obama foi o maior fenômeno de mídia dos últimos tempos, mas de concreto o que Obama fez, principalmente nos quase 12 meses como presidente da república, que o fizesse por merecer realmente ser chamado a personalidade da década? Infelizmente apenas o mais do mesmo, porisso que se transformou em uma decepção tanto dentro como fora dos EUA, em tão pouco tempo.

Já Lula, em menos de 7 anos transformou o Brasil da condição de pedinte mundial a força emergente indispensável nas mesas de negociações, em líder dos BRIC, em porta-voz de blocos de países que agora tem seu representante com voz, na força que realmente preza pela democracia nas américas como vimos nos casos da chefia da missão diplomática no Haiti, na pendenga Equador X Colômbia, na libertação de refens das FARC. O Brasil firmou posição inflexível contra o golpe de Honduras, postulou e foi recomendado na mediação de conflitos entre Israel X Palestina, EUA X Venezuela, EUA X IRÃ, fortaleceu a soberania nacional, como no caso da reciprocidade às medidas adotadas contra Brasileiros em aeroportos americanos, nas ações na OMC contra os abusos comerciais de EUA e união européia, e na posição firme contra a intromissão italiana no caso Batistti, assegurando tradição brasileira de conceder asilo a perseguidos políticos, além de usar todo o seu poder de negociação política para conseguir para o país as vitórias nas indicações para sediar a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Agora me responda, qual líder político mundial tem uma trajetória ao menos próxima a essa para apresentar nos últimos 10 anos?

O Brasileiro tem orgulho desse reconhecimento do seu presidente, e não entende porque a nossa imprensa alem de nunca admitir qualquer dos seus feitos e qualidades, ainda tenta esconder deles, o que as pessoas pensam de Lula lá fora. Eles não entendem que o Brasileiro quer ter com que se orgulhar, ele fica triste só de lembrar que teve ex-presidente que falou em língua estrangeira e vestiu fardão só para se mostrar colonizado amestrado, que teve ex-chanceler que tirou os sapatos em revista aduaneira, que nunca tinha visto seu país com tanta relevancia internacional, mas que está perdendo aos poucos esse complexo de vira-lata beija-mão que ainda infesta determinadas redações jornalísticas. Depois da esperança vencer o medo, o orgulho venceu a submissão. O filho do Brasil conquistou o mundo.

Do BLOG DO LEN


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...