quinta-feira, 5 de julho de 2012

Fórum da Internet faz documento colaborativo

Alberto Perdigão* – editor do Blog da Dilma (@Falaperdigao)

Um relatório colaborativo e com a cara do Brasil vai ser publicado pelo Comitê Gestor da Internet-CGI, como resultado do segundo Fórum da Internet no Brasil. O evento, que termina nesta quinta feira (5), em Olinda (PE), reúne representantes de empresas, de órgãos dos governos federal e dos Eastados e de entidades do terceiro setor que atuam com produtos e serviços da Rede Mundial de Computadores. Durante o segundo dia do Fórum, cerca de 1 mil participantes discutiram os entraves e avanços da Internet no Brasil, em cinco trilhas temáticas. E fizeram sugestões à CGI de como melhorar rede, na expectativa de que as manifestações chegarão às instâncias decisórias do governo federal.

Segundo o balanço parcial divulgado pela organização do Fórum, foram acolhidas 222 manifestações das cinco regiões do país, o que pode ser considerado um recorde em eventos do gênero. No ranking das regiões, o Sudeste teve 99 participações anotadas, seguido pelo Nordeste, com 49. O Centro-Oeste contribuiu com 37 manifestações, o Norte com 22 e o Sul com 15. O Estado anfitrião, Pernambuco, apresentou 20 manifestações, correspondendo a cerca de 10% do total. Os números dos demais estados não foi fornecido. Um dos grupos mais produtivos foi o da Banda Larga e Inclusão Digital, que trabalhou durante 10 horas e apresentou 70 manifestações.

O moderador do grupo, Eduardo Parajo, é membro do conselho diretor da Associação Brasileira de Provedores da Internet e, nessa condição, tem assento no Comitê Gestor. Ao encerrar os trabalhos, Parajo destacou a participação de representantes do Norte, que reclamaram da dificuldade de acesso à internet de banda larga na região. Especialmente de etnias indígenas, que pediram acesso gratuito como meio de estimular a inclusão digital. Outro ponto recorrente, segundo o moderador, foi insatisfação geral em relação ao governo, em relação à instalação e funcionamento dos Telecentros.

Sugestão do Perdigão

Eu também participei dessa trilha. Fui o 57º a falar. Em cinco minutos cronometrados, defendi o letramento digital de beneficiados pelo programa Bolsa Família, prioritariamente para a mulher, que sofre mais exclusão digital, principalmente nos territórios mais pobres e isolados do país. Sugeri que os projetos do Minha Casa Minha Vida exijam internet livre entre os itens de infraestrutura. E solicitei, finalmente, que o CGI encampe a bandeira da TV digital – com o middleware Ginga embarcado ou não nos aparelhos - como plataforma de acesso à internet, como era a ideia inicial do Governo, ao instituir o Sistema Brasileiro de TV Digital.

*Viajou a convite do CGI.

Divulgue o Blog da Dilma: www.blogdadilma.blog.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...